Painel de Monitoramento de Desmatamento no Tocantins
Resumo
Descrição: 
O projeto consiste em um painel interativo de monitoramento do desmatamento no Tocantins. A iniciativa visa utilizar geotecnologias e dados de satélite para disponibilizar publicamente informações sobre desmatamento. O objetivo é subsidiar ações de fiscalização, prevenção e combate a ilícitos ambientais, além de promover a transparência e o controle social. A plataforma consolida dados de diversas fontes, como autorizações de desmatamento, alertas de desmatamento (Mapbiomas, DETER, Plataforma Brasil Mais), desmatamentos legais e ilegais, e áreas embargadas.
Principais resultados: 
O Painel de Monitoramento do Desmatamento no Tocantins já apresenta resultados importantes. A ferramenta possibilita a rápida identificação de áreas desmatadas e a qualificação da legalidade dessas ações, otimizando as atividades fiscalizatórias dos órgãos ambientais e do MPTO. Os painéis têm sido utilizados para apoiar investigações e na elaboração de peças técnicas, fortalecendo a atuação das Promotorias de Justiça com atribuição ambiental. Além disso, a disponibilização pública dos dados democratiza o acesso à informação, permitindo que a sociedade civil monitore o desmatamento e cobre ações das autoridades. A plataforma também serve como ferramenta preventiva e de combate a ilícitos ambientais, desestimulando práticas ilegais ao tornar o desmatamento mais visível e rastreável.
Implicação Climática
O Projeto do Painel de Monitoramento do Desmatamento no Tocantins contribui para a agenda climática global ao aprimorar a detecção, análise e resposta ao desmatamento e à degradação ambiental, que são grandes contribuintes para as emissões de gases de efeito estufa. Ao tornar as informações sobre o desmatamento acessíveis e acionáveis, a iniciativa visa impulsionar a governança climática e alcançar as metas de desenvolvimento sustentável. Por meio do GAEMA desmatamento são realizadas as priorizações de atuação contra desmatamentos ilegais gerados pelos Dashboards do Painel de Monitoramento, em que o CAOMA elabora as Notícias de Fato individualizadas dos imóveis que desmataram de forma irregular, qualificando as áreas desmatadas e os danos em reserva legal e áreas de preservação permanente. Nos últimos dois anos as taxas de desmatamento do cerrado tocantinense já apresentam sinais de arrefecimento.
Arquivos
Painel de Monitoramento do Desmatamento no Tocantins
Projeto Painel de Monitoramento do Desmatamento no Tocantins

