Projeto Linha Verde

Resumo

O Projeto Linha Verde é uma iniciativa de caráter permanente e inovador, idealizada e executada, desde 2017, pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA). O Linha Verde consiste em um formulário eletrônico, de acesso gratuito e irrestrito, disponível 24 horas por dia no portal oficial do MPPI. Seu formato intuitivo e amigável permite que qualquer pessoa, de forma simples, possa registrar denúncias ambientais.

Para potencializar a efetividade das informações prestadas, o formulário permite o envio de anexos multimídia — fotografias, vídeos e áudios — que auxiliam na comprovação dos fatos e na delimitação do dano ambiental. Essas evidências, aliadas aos dados fornecidos pelos denunciantes, constituem elementos iniciais para a triagem e a instauração de procedimentos administrativos e investigações ministeriais, viabilizando uma resposta mais rápida e direcionada por parte das Promotorias de Justiça competentes. O projeto nasce como resposta concreta à necessidade de modernizar, democratizar e agilizar o acesso dos cidadãos aos canais institucionais de denúncia e fiscalização ambiental, aproximando o MPPI da sociedade e fortalecendo o exercício do controle social sobre a preservação dos recursos naturais e do patrimônio cultural da capital piauiense.

Nesse sentido, o Linha Verde não é apenas um canal de denúncias, mas um instrumento de gestão e inteligência ambiental, que integra tecnologia, participação social e atuação ministerial estratégica para proteger o patrimônio natural e cultural de Teresina. Ao promover uma comunicação direta, ágil e contínua com a população, o projeto reforça o papel do MPPI como guardião dos direitos difusos e coletivos, além de contribuir para uma cidade mais saudável, sustentável e consciente de suas responsabilidades ambientais.

Implicação Climática

O Linha Verde não é apenas um canal de denúncias, mas um instrumento de gestão e inteligência ambiental, que integra tecnologia, participação social e atuação ministerial estratégica para proteger o patrimônio natural e cultural de Teresina. Ao promover uma comunicação direta, ágil e contínua com a população, o projeto reforça o papel do MPPI como guardião dos direitos difusos e coletivos, além de contribuir para uma cidade mais saudável, sustentável e consciente de suas responsabilidades ambientais.

Arquivos