Recuperação de nascentes na Bacia do Rio Santa Maria da Vitória
Resumo
Descrição: 
O projeto visa desenvolver ações para a conservação das nascentes no município de Santa Leopoldina, com o objetivo principal de proteger a saúde da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória. Essa bacia é de extrema importância, pois suas águas são responsáveis pelo abastecimento de 30% da população da Grande Vitória, além de serem utilizadas para irrigação agrícola e geração de energia elétrica. A iniciativa busca combater a degradação ambiental causada pela remoção da vegetação nativa no entorno das nascentes para a expansão de pastagens e cultivos, o que agrava a fragmentação florestal e compromete a disponibilidade hídrica. 
Principais resultados: 
Para alcançar seus resultados, o projeto será executado em três etapas. A primeira foca na sensibilização da comunidade rural, com um piloto na comunidade de Crubixá, para a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Na segunda etapa, as técnicas de conservação bem-sucedidas serão expandidas para as demais comunidades do município. Por fim, a terceira etapa consiste na aplicação de Revsol para a melhoria e conservação das estradas rurais de Santa Leopoldina.
Implicação Climática
O projeto de conservação das nascentes em Santa Leopoldina tem implicação climática relevante ao promover a recuperação da vegetação nativa no entorno das fontes de água, fortalecendo a proteção da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória frente às pressões do desmatamento e da expansão agropecuária. Ao garantir a preservação hídrica que abastece parcela significativa da Grande Vitória, a iniciativa contribui tanto para a mitigação das mudanças climáticas, por meio do aumento da cobertura florestal e do sequestro de carbono, quanto para a adaptação, ao reduzir a vulnerabilidade da região a eventos extremos como secas e enchentes. Dessa forma, alia segurança hídrica, conservação ambiental e resiliência climática.

