Ministério Público do Espírito Santo

MUDANÇAS CLIMÁTICAS:
A Atuação Institucional do Ministério Público do Espírito Santo

O Estado do Espírito Santo, com aproximadamente 3.833.712 habitantes (IBGE/2022)[1], abriga os biomas Mata Atlântica e Caatinga. Dentre as atividades produtivas, o estado é um dos maiores produtores de petróleo, minério e celulose, e possui grandes plantações no agronegócio de café e frutas[2]. Em razão desse perfil produtivo, em 2023, as emissões do estado do Espírito Santo totalizaram 29,57 MtCO2e (GWP-AR5). Desse total, 5,51 MtCO2e (18,6%) foram emitidas pelo setor da Agropecuária, 2,26 MtCO2e (7,7%) pelo setor de Mudanças de Uso da Terra e Florestas, 8,90 MtCO2e (30,1%) pelo setor de Energia, 1,85 MtCO2e (6,3%) pelo setor de Resíduos e 11,04 MtCO2e (37,3%) pelo setor de Processos Industriais (SEEG)[3].  

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, ciente da centralidade que a temática ambiental ocupa na agenda pública contemporânea e no debate global sobre os limites planetários, vem desenvolvendo, nos últimos anos, uma atuação consistente, proativa e articulada, que transcende a perspectiva estritamente reativa e processual, investindo em projetos com potencial de transformação social e ambiental de longo alcance

Destacam-se os projetos que traduzem o compromisso institucional com a conservação da biodiversidade, a mitigação das mudanças climáticas e a promoção de uma cultura cidadã de respeito ao meio ambiente.


[1] Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/es.html. Acesso em: 22 ago. 2025.

[2] Disponível em: https://www.es.gov.br/economia-diversificada-2. Acesso em: 22 ago. 2025.

[3] Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/al.html. Acesso em: 22 ago. 2025.

Projetos:

Sanear águas é preservar vidas

Instalação de sistemas de tratamento de esgoto doméstico em comunidades rurais do município de Domingos Martins (ES), utilizando biodigestores, caixas de gordura e filtros rizosféricos para coleta e tratamento dos…
VEJA MAIS