
MUDANÇAS CLIMÁTICAS:
A Atuação Institucional da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente – ABRAMPA
O que é a ABRAMPA
A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente – ABRAMPA, entidade civil sem fins lucrativos, criada em 1997, com sede na Rua Araguari, nº 1795, Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG, congrega promotores e procuradores dos 30 Ministérios Públicos com atuação ambiental no Brasil – dos Estados, Federal, do Trabalho e de Contas.
A ABRAMPA tem como objetivos promover o respeito aos direitos fundamentais e humanos e a proteção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, da estabilidade e dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico e paisagístico, garantindo a sua defesa judicial e extrajudicial; apoiar seus associados, membros do Ministério Público, no desempenho das suas funções institucionais, propiciando a sua integração e articulação; realizar projetos, eventos, cursos, congressos, publicações e outras atividades, inclusive oferece instrumentos de pesquisa e modelos de atuação, visando ao aperfeiçoamento técnico-científico de seus membros e à sua atualização sobre temas ambientais e urbanísticos; atuar no interesse de seus associados com o objetivo de conferir maior efetividade e eficiência na sua atuação em defesa do meio ambiente e da ordem urbanística, inclusive com vistas à melhoria de suas condições de trabalho; acompanhar a tramitação de projetos de leis, decretos e outros atos normativos relacionados à defesa do meio ambiente e da ordem urbanística, inclusive manifestando posição da entidade, quando oportuno; elaborar e executar projetos de cunho ambiental, socioambiental ou urbanístico que possuam pertinência com os princípios institucionais da ABRAMPA e outras atividades compatíveis com o seu objetivo geral.
Principais formas de atuação
1. Apoio técnico e institucional
- Compartilha informações jurídicas, técnicas e científicas com membros do Ministério Público;
 - Produz e divulga pareceres, notas técnicas e materiais de apoio.
 
2. Capacitação e formação continuada
- Realiza eventos, cursos, seminários e congressos, destaca-se o Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente;
 - Promove intercâmbio de experiências e boas práticas entre membros do Ministério Público.
 
3. Atuação em rede
- Estimula a formação de redes regionais e temáticas de promotores ambientais;
 - Facilita a atuação coordenada em casos de grande relevância ou abrangência nacional.
 
4. Estratégias de atuação
- Atua junto ao Poder Legislativo de mais instituições públicas, contribuindo com propostas normativas e posicionamentos técnicos em temas de interesse ambiental e urbanístico.
 
5. Produção de Conhecimento
- Publica livros, artigos, boletins e estudos sobre temas ambientais, jurídicos e urbanísticos;
 - Mantém uma base de dados com decisões, petições e jurisprudência relevante.
 
Temas prioritários da ABRAMPA
- Mudanças Climáticas
 - Licenciamento ambiental
 - Regularização fundiária e urbanização
 - Gestão de resíduos sólidos
 - Proteção de unidades de conservação
 - Combate ao desmatamento e à grilagem
 - Direitos de povos e comunidades tradicionais
 
Projetos recentes:
Operação Nacional Mata Atlântica em Pé
17 estados com cobertura do bioma terão ações de fiscalização coordenadas pelos Ministérios Públicos em parceria com outras instituições dos sistemas de proteção ambiental.
Abrampa Solos
Oferece capacitação e articulação para a tutela jurídica do solo, coordenado por promotor de justiça de Minas Gerais.
Caatinga resiste
Visa reunir, articular, e estimular esforços dos Ministérios Públicos dos Estados abrangidos pelo bioma Caatinga,
Amazônia em foco
Estratégias e ferramenta para o Ministério Público, que tinha como objetivo apoiar o Ministério Público da Amazônia Legal no grande desafio de proteger o patrimônio natural e cultural brasileiro
Alerta Matopiba
Redução do desmatamento, por meio de apoio à atuação do Ministério Público no Cerrado, com diagnósticos, estratégias de fiscalização e plataforma de transparência.
Aliança pela paisagem
Tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e organizada, visando discutir a necessidade de uma “Lei da Paisagem” para o Brasil.
Abrampa pelo Clima
O propósito é mobilizar e instrumentalizar o Ministério Público para enfrentar os desafios impostos pela emergência climática.
Eventos
- Seminários Temáticos: A ABRAMPA organiza eventos destacando o III Seminário sobre Unidades de Conservação” e o XIV Seminário sobre Gestão de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e Saneamento”, com foco na capacitação e articulação institucional no âmbito do Ministério Público e gestão de recursos naturais.
 - Congresso Brasileiro do Ministério. Público de Meio Ambiente: evento de grande porte voltado para debates com renomados pesquisadores e palestrantes visando a produção de conhecimento técnico/jurídico e certificação em temas ambientais.
 
Obs – Todos os projetos, eventos e publicações estão disponíveis no site abrampa.org.br.
